Cuidados a serem observados ao lavar uma roupa
Apesar de não ser uma tarefa complicada, é necessário tomar uma série de cuidados ao lavar uma roupa. Um erro, por mais “bobo” que seja, pode comprometer a integridade da peça.
Pensando em te ajudar a zelar pela qualidade e durabilidade das suas roupas, a Stamp Lite separou alguns cuidados a serem observados ao lavá-las.
Não é necessário deixar a roupa muito tempo de molho
Algumas pessoas têm o hábito de colocar a roupa de milha no tanque ou dentro do balde e esquecê-la por lá. Porém, esse costume pode ocasionar no desbotamento das peças ou até causar mau cheiro.
O recomendado é deixar as peças de molho por um tempo que pode variar entre 30 minutos e 2 horas, no máximo. Pois, apesar do que muitos imagem, não é o tempo que fica de molho que determina o quão limpa a roupa ficará.
Crie o hábito de verificar as etiquetas
Pode parecer um detalhe insignificante, mas é extremamente necessário conferir a etiqueta da roupa, justamente para saber o modo correto de lavá-la e secá-la.
As etiquetas indicam se a peça pode ser lavada na máquina também, ou apenas à mão. Além disso, mostra quais os produtos que podem ser utilizados na lavagem.
Nas etiquetas você também encontra a composição da malha pa. Como peças que possuem malha algodão e poliéster, com 67 poliéster 33 algodão, por exemplo.
Atenção a quantidade utilizada de sabão em pó
Assim como a duração do molho, algumas pessoas acreditam que quanto mais sabão em pó usar, mais limpa a roupa vai ficar.
Porém, ao exagerar o tecido leva mais tempo para enxaguar e pode estragar a peça, justamente pelo excesso de produto.
Não esfregue peças muito frágeis com escova
É muito comum o uso de escovas para esfregar o tecido ao lavar as roupas à mão. O problema disso é que ele pode danificar algumas peças, especialmente as com tecidos mais frágeis.
Evite usar escova em peças de lã e seda, por exemplo. Utilize apenas nas peças mais resistentes.
Não separe apenas pela cor
Durante a lavagem das roupas, um erro muito perigoso é colocar peças coloridas com outras brancas, isso porque há o risco de manchar as peças brancas.
Porém, essas não são as únicas preocupações que você deve tomar ao lavar as peças. O ideal mesmo é separar as peças por tecido, entre leves e pesados, ou mais sensíveis.
Não é indicado lavar junto com as peças de roupa as toalhas de rosto e de banho, isso também serve para roupas de cama, como fronhas e lençóis. O recomendado é separar essas peças e levar separadamente.
Entre as próprias roupas é necessário fazer também uma separação, entre as roupas jeans e de outros tecidos.
Seguindo todas essas dicas, dificilmente você vai correr o risco de estragar as suas roupas. Então, tome bastante cuidado ao lavá-las.
E se você trabalha com confecção de roupas e outras peças, na Stamp Lite há uma enorme variedade de tecidos. Aproveite!
