Indústria têxtil: saiba tudo sobre prensagem
Para o acabamento das peças na indústria de vestuário há um processo que é extremamente importante: a prensagem. Na empresa têxtil, especialmente nas indústrias, há uma seção especialmente para engomar as peças, onde normalmente é feita através de placas aquecidas e ferros elétricos em roupas em condições de úmidas.
Mas você sabe o que é prensagem? A Stamp Lite separou tudo o que você precisa saber sobre prensagem. Confira!
Bom, a prensagem é o processo onde as rugas e vincos indesejados são retirados das roupas, visando melhorar a aparência delas. Esse processo é importante, pois influencia na aparência final da peça, podendo deixá-la mais resistente e bonita.
As máquinas de prensagem e acabamento contornam as placas de vestuários que ainda não estão acabados, assim como os que já estão acabados. Elas trazem as fibras do tecido para um estado elástico, para logo em seguida deformá-las e fixá-las. Esse processo também é conhecido como engomar.
Na indústria têxtil, existem processos básicos que precisam de controlar para obter uma boa qualidade de prensagem e atingir o desempenho ideal do tecido, sendo elas: calor, umidade, pressão e resfriamento a vácuo.
- Calor
Na maior parte das operações de prensagem o calor se faz necessário para permitir que as fibras sejam amolecidas para, em seguida, definir o formato da roupa.
É de extrema importância que seja feita a seleção ideal da temperatura utilizada no processo, isso porque o ajuste incorreto dessa temperatura é capaz de causar danos aos fios e às fibras.
- Umidade
A umidade utilizada nesse processo é inserida através do uso de vapor, que alcança diferentes níveis de umidade de acordo com a pressão exercida. E quanto maior é a pressão do vapor, menor o nível de umidade.
É necessária a presença da umidade para ajudar a fibra a inchar e, desta forma, estabilizar o formato. E de acordo com a fibra é exigida uma quantidade diferente de umidade.
As fibras naturais, por exemplo, como a lã e o algodão, e as fibras de celulose regeneradas necessitam de mais umidade no vapor. Por isso, as mesas de vapor são as mais utilizadas nesses casos.
Enquanto isso, as fibras sintéticas precisam do calor para conseguir promover o inchaço e fazer a estrutura relaxar. E, nesse caso, a umidade em excesso pode fazer com que o tecido encolha e desbote.
- Pressão
Agora, para garantir uma boa retenção e permanência de vinco, é preciso fazer a aplicação de pressão durante a prensagem.
Porém, a pressão em excesso pode ocasionar em uma distorção da peça ou do vinco.
- Vácuo
No fim do processo de prensagem é feita a aplicação do vácuo. Ele serve para puxar o ar frio da roupa, reduzindo a sua temperatura, diminuindo o teor de umidade e aumentando a retenção do formato.
Esse processo é bem importante especialmente para as roupas feitas com tecido de lã e as suas variações, além das misturas de algodão e viscose com fibras sintéticas, como nylon e poliéster.
Além desses processos básicos, a prensagem pode ser classificada e dividida em dois grupos, sendo eles:
- Sob prensagem
Essa é a operação de prensagem aplicada nos componentes do vestuário conforme eles são confeccionados.
- Prensagem superior/Prensagem final
Já essa operação é realizada na peça assim que ela está completamente montada.
Agora você já sabe tudo sobre prensagem. E se estiver procurando por uma loja de malhas, confira o catálogo da Stamp Lite. Você encontrará tecidos de qualidade com ofertas imperdíveis.
