Dicas de como cortar tecidos corretamente

Dicas de como cortar tecidos corretamente

Apesar de parecer algo inofensivo, o processo de cortar tecidos deve ser realizado de maneira minuciosa. É necessário cortar o tecido sem desperdiçar material ou prejudicar o caimento da peça. Além disso, é importante conhecer bem as características de cada fibras, dominar as ferramentas certas para cortar os tecidos, alinhar as estampas e ajustar bem a posição do molde.

Pensando em ajudá-lo, a Stamp Lite reuniu algumas dicas de ouro que vão te ajudar a fazer cortes precisos no tecido e garantir muita qualidade às peças da sua produção. Confira! 

Passe o tecido

Escolha a base e logo após passe com um ferro a peça antes de começar a marcá-la para fazer o corte. Passando o tecido, você evita que na hora de cortá-lo, pequenos vincos formem-se e acabem desvalorizando o caimento da roupa.

Ajuste o corte do tecido

Não é difícil perceber que ao comprar um tecido em loja física, alguns vendedores na pressa de cortar o tamanho acabem errando na precisão do corte, isso resulta em uma base mais torta.

Por esse motivo, antes de fazer as suas marcações, o ideal é unir as ourelas, que é o acabamento lateral da peça, e recortar as sobra de tecido. Esse processo vai ajustar o corte feito da maneira incorreta pelo vendedor.

Materiais

Uma etapa muito importante de manter organizada antes de começar a mexer no tecido é adquirir materiais de qualidade. Sendo assim, invista em uma tesoura que possua um ângulo reto, aumentando as chances de fazer um corte perfeito. Isso porque uma tesoura do tipo não precisa que o tecido fique posicionado alguns centímetros longe da base de corte.

A tesoura correta também vai permitir que você encaixe os 4 dedos da mão perfeitamente em uma de suas cavidades, enquanto o dedão fica em outro. Esse pequeno detalhe pode proporcionar maior firmeza ao corte.

Diferencie o lado do tecido

Sabe aquelas lições básicas que, apesar de simples, devem ser sempre lembradas? Então, essa é uma delas.

O tecido tem dois lados, como já sabemos. O lado direito é o que fica para fora, enquanto o avesso é o lado que fica por dentro da roupa.

Contudo, alguns tecidos são fáceis de decifrar, enquanto outros são mais difíceis. Portanto, quando se deparar com um caso desse tipo, é você quem determina o lado direito e o lado do avesso.

Invista em moldes

Se você é iniciante nesse mundo têxtil ainda, não se arrisque fazendo como os profissionais com anos de trabalho, cortando o tecido “no olho”, como dizemos no cotidiano.

Nesses casos, o mais seguro para fazer um corte preciso é desenhar um molde de papel e usar como base na hora da confecção.

O ideal é fazer as marcações com lápis, já que possibilita apagar ou refazer caso os traços saiam incorretos. Você pode utilizar também uma régua de modelagem, que é um material especializado.

E lembre-se de sempre deixar um espaço extra para a borda quando for cortar o modelo, esse espaço pode variar entre 1 e 2 cm.
E se você está à procura de tecidos para a sua confecção, na Stamp Lite você encontra uma grande variedade, como malha cardada, poliéster anti pilling, tecido pv anti pilling e muito mais! Corra e confira o nosso catálogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *